A acidificação dos oceanos é um problema ambiental grave cujas consequências se refletem na diminuição da biodiversidade marinha e na sustentabilidade de espécies com interesse comercial. Portugal, reconhece tanto a necessidade, quanto a oportunidade, de enfrentar os efeitos da acidificação dos oceanos, cujos impactos na biodiversidade das águas marinhas nacionais permanecem, em grande parte, por avaliar, monitorizar e mitigar.
A International Alliance to Combat Ocean Acidification (OA Alliance) é uma rede global de governos, instituições académicas, empresas e organizações da sociedade civil dedicada a enfrentar os desafios da acidificação dos oceanos e das alterações nas condições oceânicas. A adesão de Portugal à OA Alliance é um passo crucial para colmatar esta lacuna e reforça o compromisso do país com a proteção dos ecossistemas marinhos e com a implementação de políticas baseadas em evidência científica.
O Plano de Ação para o Combate à Acidificação do Oceano (PACAO), resulta da adesão de Portugal à OA Alliance e estará em discussão pública desde dia 16 de janeiro até ao próximo dia 13 de fevereiro, no sítio da DGRM e no Portal Participa, para onde deverão ser encaminhadas sugestões e contribuições.